A Fisioterapia na Ortopedia é a especialidade mais "famosa" dentro da Fisioterapia. Mais famosa porque é a mais reconhecida da população em geral e é a especialidade que tem mais profissionais atuando nela.
O profissional que trabalha nesta área trata da prevenção e recuperação de lesões que afetam os músculos, ossos e ligamentos do corpo. Observe que não estou falando em articulação pois quem trata esse tipo de lesão é a Fisioterapia na Reumatologia.
Pra tratar essas lesões, o fisioterapeuta usa recursos de eletroterapia (como tens, ondas curtas, ultra-som, laser entre outros, recursos manuais (como manipulações em determinadas regiões, alongamentos de fascia dentre outros) e cinesioterapia (exercÃcios sem resistência e com resistência.
Geralmente, dentre os objetivos do tratamento nesta especialide está o alivio do quadro álgico, eliminação do processo inflamatório, melhora a circulação sanguÃnea, fortalecimento e alongamento determinadas musculaturas. Além disso, objetiva-se a recuperação dos movimentos em sua amplitude de movimento total ou fisiológica, equilÃbrio, propriocepção e reeducação postural.
É importante lembrar que o tratamento de cada paciente é único e deverá ser traçado depois de uma avaliação em cima de sintomas apresentados.
As áreas de tratamento que essa especialidade atua são nas disfunções osteomioarticulares e tendÃneas, que podem resultar de traumas e fraturas. Atuam também nas lesões por esforço repetitivo e patologias ortopédicas (geralmente trata-se de tendinites e entorses). E para finalizar, atuam principalmente nas lesões musculares e ligamentares nos ombros, cotovelos, punhos, mãos, quadril, joelho, pés, tornozelos e coluna vertebral.
Caso se tenha alguma dificuldade de movimento ou dor nessas regiões, procure um fisioterapeuta. Através de uma avaliação completa, ele poderá traçar um bom tratamento e finalizar a dor ou incapacidade de movimento.
Boa sorte!
0 Comentários