A Fisioterapia do Trabalho surgiu da necessidade de acompanhar a saúde do trabalhador a partir de enfoque interdisciplinar e sob a perspectiva da ergonomia, da atividade laboral e da biomecânica. A mobilização que organiza a especialidade começou no final dos anos 1990, quando em 1998 um grupo de fisioterapeutas atuantes na saúde do trabalhador decidiram criar a Associação Nacional de Fisioterapia do Trabalho.
Ela tem foco no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças que se relacionam com as atividades laborais. Essa área estuda a recuperação e a manutenção da saúde do colaborador, tal como a promoção da segurança no ambiente de trabalho.
O dia a dia nas empresas pode gerar desgaste mental e fÃsico para o funcionário. Assim, o papel desse fisioterapeuta é propiciar a ele bem-estar tanto na vida profissional quanto na pessoal. O objetivo principal é prevenir lesões: para isso, o profissional da área orienta o trabalhador a como incluir hábitos saudáveis na rotina.
Os principais benefÃcios da Fisioterapia do Trabalho para a saúde do funcionário são:
- tratamento e prevenção de doenças ocupacionais;
- melhora da postura;
- aumento da eficiência no trabalho;
- melhora da consciência corporal;
- diminuição das tensões emocionais;
- aumento dos resultados e da produtividade;
- incentivo das relações interpessoais;
- geração de motivação para novas rotinas.
Os funcionários renderão mais com mais saúde, disposição e motivação. Procure um fisioterapeuta e converse sobre as várias formas de atuação que pode-se ter para a sua empresa!
0 Comentários